PARANÁ - CURITIBA, ILHA DO MEL E FOZ DO IGUAÇU

 
CURITIBA
 
Curitiba é considerada uma das metrópoles brasileiras mais bem planejadas, organizadas e com ótima qualidade de vida. A cidade preserva extensas áreas verdes e abraça a ecologia com sua fauna e flora rica e diversificada. É exemplo para outras cidades por sua criatividade em soluções de urbanismo e sua tecnologia em transporte urbano.
Sua cultura é diversificada e influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos, onde a maioria da população curitibana é descendente.
É possível conhecer Curitiba passando pelos pontos turísticos pela Linha Turismo, que parte da Praça Tiradentes em horários regulares. Destaque para os seguintes pontos: Bosque do Papa - Memorial da imigração polonesa, inaugurado em 13 de dezembro de 1980, no rastro da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, em julho anterior, Jardim Botânico - Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, inaugurado em 1991. Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água. A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé, Ópera de Arame - A Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores, Sata Felicidade - Bairro onde se estabeleceram alguns dos primeiros imigrantes italianos chegados ao Paraná, onde se dedicaram à produção de hortigranjeiros, a plantação de erva, ao fabrico de vinho e queijo e ao trançado de vime, Torre Panorâmica - Suporte da telefonia celular está no ponto mais alto de Curitiba, permitindo uma visão da cidade em 360 graus. Sua altura é de 109,5 metros ficando numa altitude 1.050 metros do nível do mar.
Também é possível desfrutar da gastronomia diferenciada, da arte e cultura que envolve a cidade e estar em contato com a natureza visitando seus outros diversos e belos parques.
Uma dica muito especial é o Passeio de Curitiba a Morretes de trem. Uma viagem com 3 horas de duração, com belíssimas paisagens e muita história.
Curitiba possui uma ampla rede de hotéis, apart hotéis e flats, pousadas, campings, entre outros.   FONTE ECO VIAGEM























ILHA DO MEL
 
A Ilha do Mel é a menina dos olhos dos paranaenses. Ameaçada pela subida das marés, ela está a ponto de se dividir em duas. Isto porque o pequeno istmo, conhecido como Praia de Brasília, que une duas porções maiores de terra, está quase desaparecendo.
Reduto dos hippies nos anos 70, a ilha divide suas belas praias com áreas de Mata Atlântica preservada e restinga, sendo considerada Estação Ecológica desde 1982. Hoje ela é invadida pelos turistas e, como consequência, os pescadores deixaram seus costumes de lado para ganhar dinheiro com o turismo.
Além das belezas naturais da Ilha do Mel, existem construções do século XVIII, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e século XIX, e o Farol da Concha.
A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul as Encantadas. Na ilha, há vários lugares especiais para visitar: Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres ou Fortaleza da Barra - Construção de 1767-1769, feita por determinação do Rei de Portugal Dom José para proteger a Baía de Paranaguá, Capela de São Francisco - Pequeno oratório construído ao pé do Cruzeiro, que guarda em seu interior várias imagens, sendo a devoção maior, dedicada a São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais, Farol das Conchas - Construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá, Morro das Baleias - No Morro das Baleias está localizado um labirinto de canhões e um mirante, de onde se pode deslumbrar um dos mais belos visuais cênicos da Serra do Mar, Gruta das Encantadas - Situa-se na parte meridional da Ilha, em grande paredão rochoso, sendo um local envolto em lendas e histórias fantásticas. As dicas de passeio são as caminhadas pelas praias partindo dos trapiches nas: Praia do Farol - com duração de 1 hora e Praia da Encantadas - com duração de 2 horas.
Na ilha os restaurantes possui opções de cardápio variado, dando preferência aos frutos do mar. A rede de pousadas garantem o conforto.
A Ilha do Mel possui um controle de capacidade para até 5.000 pessoas/dia. Portanto, antes de se deslocar, verifique junto aos órgãos competentes essa situação, para não chegar no embarque e ficar retido.   FONTE ECO VIAGEM




















FOZ DO IGUAÇÚ
 
Foz do Iguaçu guarda a oitava maravilha do mundo, as majestosas Cataratas do Iguaçu. Formadas pelo Rio Iguaçu, o maior do Paraná, as Cataratas se constituem de 272 quedas com até 83m de altura. O ponto de maior vazão é a Garganta do Diabo, que se encontra do lado argentino. O volume de água é tão grande que, ao cair, forma um vapor constante envolvendo a vegetação.
Em cerca de 225 mil hectares de florestas, o Parque Nacional do Iguaçu encerra uma das reservas ecológicas mais belas do planeta, sendo reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Além das Cataratas e da vegetação exuberante, o Parque protege mais de 340 espécies de aves, 40 de mamíferos, 700 de borboletas e o Rio Floriano, totalmente sem poluição. O Parque dispõe de trilhas interpretativas e atividades de ecoaventura: rafting, rapel, escalada em rocha, arvorismo e passeios de barco em meio às quedas. É possível também sobrevoar as Cataratas de helicóptero.
O município de Foz do Iguaçu é limitado pelos dois maiores rios do Estado do Paraná: o Iguaçu e o Paraná. Seus afluentes formam o sistema de drenagem natural, incluindo várias micro-bacias hidrográficas. Dentre os afluentes do rio Iguaçu, destacam-se o Rio São João, cuja nascente situa-se fora dos limites do município, e o Rio Tamanduá, com sua micro-bacia situada no interior do município.
Foz do Iguaçu ainda oferece outras atrações como Furnas, a Ponte da Amizade e Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. E, dentro do Complexo Turístico de Itaipu, o turista pode visitar o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista e também assistir à Iluminação da Barragem. Há a possibilidade de uma visita ao Parque Nacional del Iguazu, na Argentina, país com a noite agitada pelos diversos cassinos.
Outro passeio imperdível é ao Marco das Três Fronteiras, divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina, podendo-se apreciar os três marcos simultaneamente, além do encontro dos rios Iguaçu e Paraná.
A cidade dispõe ainda de atrativos culturais, com ênfase para a arquitetura religiosa, com a Igreja Matriz, o Templo Budista e a Mesquita Muçulmana. No aspecto arquitetônico, destacam-se ainda as Pontes Internacionais da Amizade, na divisa com o Paraguai e Tancredo Neves, divisa com a Argentina.
Há ainda inúmeras opções de lazer no Lago de Itaipu, como o passeio no barco Kattamaram ou o voo de trike – similar a uma asa delta com motor - sobre a reserva, sendo possível visualizar Itaipu, Furnas, Ecomuseu, Templo Budista e Ponte da Amizade.
Além de todas essas alternativas, a cidade possui um amplo parque hoteleiro, sistema de transportes, gastronomia, serviços de apoio e locais para realização dos mais variados eventos.  FONTE ECO VIAGEM