SÃO PAULO
A cidade de São Paulo, capital do Estado, é conhecida como o centro cultural e de negócios do país. Além do extenso calendário de eventos, São Paulo oferece também uma diversidade de atrativos como museus, igrejas, marcos históricos e arquitetônicos, centros culturais e artísticos, institutos científicos e tecnológicos, distritos temáticos (bairros de imigrantes), manifestações folclóricas, parques naturais, shopping centers, restaurantes, bares e uma intensa vida noturna.
Mairiporã é repleta de serras e montanhas e uma parte da Mata Atlântica preservada, abriga uma das entradas do Parque Estadual da Serra da Cantareira, (uma das maiores florestas urbanas do mundo) o núcleo Águas Claras, onde é possível realizar trilhas, em meio a natureza. Em 1992, a região da Cantareira foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.A integração da natureza às diferentes características arquitetônicas das obras erguidas pelo homem oferece um inestimável potencial ambiental, paisagístico e cultural, motivando o lançamento do “Caminhos do Mar – Pólo Ecoturístico”, legitimando a vocação da região da Serra de Paranapiacaba, na Serra do Mar, para o Ecoturismo. Graças à grande riqueza natural e histórica, a área foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Na década de 70, os monumentos foram tombados pela CONDEPHAAT
CAMPOS DO JORDÃO
Montanhas, vegetação exuberante e um dos melhores climas do mundo; dias lindos e noites badaladas. Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil, a cerca de 1.700m de altitude, encanta quem passa por lá e domina a paisagem dos vales ao seu redor, possuindo florestas, morros, cachoeiras, rios e campos de grande beleza.
Com localização privilegiada entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além da proximidade de importantes cidades do Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais, permite a Campos do Jordão a freqüência garantida de grande número de turistas. E para receber esses turistas, conta com uma infra-estrutura excelente, além de inúmeras atrações naturais, como a famosa Pedra do Baú.
A escritora Dinah Silveira de Queiroz, encantada com o exuberante cenário multicolorido, imortalizou Campos do Jordão em seu romance "Floradas na Serra", transformado mais tarde num magnífico filme.Campos do Jordão conserva sua estrutura original, formada por três vilas que, ao longo do vale do Ribeirão Capivari, se desenvolvem numa interdependência mútua, com características próprias.
Abernessia, movimentado centro comercial onde se encontra também o Mercado Municipal, a Delegacia de Polícia, o Pronto Socorro, o Ginásio de Esportes, a sede da Companhia Telefônica e a Igreja de Santa Theresinha, a padroeira da cidade.
Jaguaribe, assim chamada em homenagem ao Dr. Domingos Jaguaribe que, juntamente com Emilio Ribas e Vitor Godinho, sanitaristas de renome, foram os responsáveis pela divulgação das qualidades terapêuticas do clima da região na recuperação de pacientes portadores de doenças pulmonares. FONTE ECO VIAGEM
SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião, cidade com vida noturna animada e culinária requintada, desdobra-se em sofisticadas ou simples e aconchegantes pousadas, hotéis, villages e resorts para receber milhares de pessoas apreciadoras da ecologia, de esportes náuticos, ou apenas em busca de belas praias.
Região fascinante entre a serra e o oceano, com uma topografia privilegiada, São Sebastião é também preservação ecológica no parque Bacarirá, onde se convive com porções generosas da Mata Atlântica.
Um dos mais importantes patrimônios naturais, mar calmo de poucas ondas e paisagem composta pelos morros avançados sobre a orla, o Parque Estadual da Serra do Mar ocupa cerca de 70% da área do município de São Sebastião, abriga milhares de espécies biológicas que se espalham ao longo de rios, florestas e mangues.
Passeios ecológicos nas trilhas da Mata Atlântica, patrimônio de raríssima beleza, o encantamento das cachoeiras, a prática de esportes náuticos, as ilhas e o mar aberto e limpo, lindas praias em quase 100km de litoral, num doce clima tropical, abrangem a magia e a beleza que atraem tantas pessoas. Além disso, andando pela cidade, em cada esquina, encontra-se um pouco de história. FONTE ECO VIAGEM
ILHA BELA
Ilhabela na verdade é um arquipélago formado por pequenas ilhas, sendo a maior e principal, a Ilha de São Sebastião. Contam as lendas que os piratas europeus ficavam hipnotizados por essa ilha do litoral paulista. A apenas 206km de São Paulo, Ilhabela continua encantando quem passa por lá e se aventura a descobrir as inúmeras belezas além das diversas praias. Em meio à Mata Atlântica, protegidas pelo Parque Estadual de Ilhabela, estão trilhas e cachoeiras ainda pouco exploradas.
Os ventos fortes que sopram do canal de São Sebastião fizeram da Ilha a "capital da vela e dos esporte náuticos". Em julho acontece um dos mais importantes campeonatos, a Semana da Vela. Mas não somente os velejadores se realizam aqui. Para quem gosta de mergulhar, Ilhabela oferece águas calmas e cristalinas, além dos 21 navios naufragados.
Muito do charme de Ilhabela vem dos casarões das antigas fazendas de cana-de-açúcar e café, do rico folclore e da rotina dos pescadores. Na Vila, os antigos casarões e a simplicidade do artesanato local dão lugar, durante a noite, ao agito dos jovens que dançam ao ar livre em frente aos diversos bares e restaurantes. FONTE ECO VIAGEM
SANTOS
Primeiro a cidade de Santos ficou conhecida por causa de seu porto. Nos anos 60 foi a vez do futebol, quando o município se tornou famoso por sediar o Santos Futebol Clube, time de Pelé. A partir de 2001 o foco das atenções passou a ser o gramado verde que contorna a praia inteira. O Brasil descobriu que caminhar pelo maior jardim frontal de praia do planeta não é privilégio de primeiro mundo. Por incrível que pareça, esse prazer pode ser usufruído a 68 Km da capital paulista. De quebra, confere-se que os encantos de Santos vão "muito além do jardim".
As praias de destaque são: Praia do José Menino - Próxima à divisa com São Vicente, é freqüentada por surfistas. Possui a Plataforma do Emissário Submarino, onde será construído o Museu Pelé. Praia do Gonzaga - Fica no ponto mais badalado de Santos, muito procurado pelos turistas dos hotéis do bairro. A Praça das Bandeiras tem Posto de Informações Turísticas e é o ponto final da Linha de Ônibus Conheça Santos. Praia do Boqueirão - Tem Ilha de Conveniência com Posto de Informações Turísticas, Posto Policial, Banco 24 Horas e sanitários. Conta com conjunto arquitetônico modernista tombado pelo Patrimônio Histórico. Aos sábados à tarde apresenta Feira de Artesanato. Praia do Embaré - Situa-se em frente à Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré. Possui vários quiosques com lanchonetes, bastante freqüentadas pela mocidade. Praia de Aparecida - Tem como ponto central a Fonte do Sapo, onde a meninada costuma brincar, patinar, andar de bicicleta. Ao entardecer de Domingo ali se realiza o Baile da Terceira Idade. Ponta da Praia - Local onde se pode admirar o movimento dos navios que entram e saem pelo porto de Santos. Nos finais de semana conta com o Jardim das Artes, exposição de pinturas de artistas locais.
O ecoturismo também está presente em Santos. A dica é praticar o ecoturismo em Cabuçú, Caeté, Estância Diana, Itatinga e Jurubatuba. Já pra quem gosta de mergulhar, o Parque Marinho da Laje de Santos localiza-se a 45 Km da costa e é considerado um dos melhores pontos de mergulho do litoral brasileiro.
GUARUJÁ
Conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, pelas praias e paisagem sofisticadas, Guarujá atrai milhares de turistas e, dia a dia, confirma seu codnome, "A Pérola do Atlântico".
O Pavilhão da Maria Fumaça, na Praia de Pitangueiras, expõe a antiga locomotiva "Maria-Fumaça" que ligava Vicente de Carvalho e Guarujá, desativada em 1956. O Morro do Maluf é um agradável passeio cujo topo se tem ampla vista da cidade, localizado entre as praias das Pitangueiras e Enseada.
O Forte dos Andradas, Brigada de Artilharia Antiaérea, permite hoje fazer um maravilhoso passeio ecológico, com acesso aos antigos canhões e túneis que serviam para transportar munição, além de oferecer uma linda vista tanto do Guarujá como da baia de Santos.
É possível desfrutar da variedade de artesanato nas Feiras de Artesanato nas Praias da Enseada, Pitangueiras e Astúrias, fazer passeio de Escuna saindo de Bertioga, visitar o Acqua Mundo, o maior Aquário da América do Sul, ainda curtir a gastronomia diversificada e a noite agitada do Guarujá.
Fotos: feriasbrasil.com.br
Fotos: feriasbrasil.com.br
UBATUBA
Encravada num dos últimos redutos originais da Mata Atlântica, Ubatuba conseguiu preservar sua belíssima natureza. Existem praias para todos os gostos, desde as mais badaladas até as completamente desertas. Essas praias aliadas à vegetação exuberante da Serra do Mar transformam essa costa num dos mais belos patrimônios paisagísticos existentes.
Ubatuba oferece condições naturais para a prática de diversos esportes. Sua geografia é ideal para a prática do montanhismo, bicicross, natação, surf, náutica, mergulho e muitos outros.
Com trilhas de todos os tamanhos e gostos, piscinas naturais entre enormes rochas sobre o mar, passeios de escuna, possui completa infra-estrutura de lazer e turismo. A costa é bastante recortada, recebendo ondulações de leste, sul e sudeste de até 4m de altura quando o mar está ressacado, sendo um grande atrativo para os surfistas e palco de eventos internacionais.
A história do Brasil registra a importância de seu porto por onde saía o café vindo do Vale do Paraíba e entrava a moda européia, tecidos do oriente e negros que vinham da África para serem vendidos como escravos.
Encravada num dos últimos redutos originais da Mata Atlântica, Ubatuba conseguiu preservar sua belíssima natureza. Existem praias para todos os gostos, desde as mais badaladas até as completamente desertas. Essas praias aliadas à vegetação exuberante da Serra do Mar transformam essa costa num dos mais belos patrimônios paisagísticos existentes.
Ubatuba oferece condições naturais para a prática de diversos esportes. Sua geografia é ideal para a prática do montanhismo, bicicross, natação, surf, náutica, mergulho e muitos outros.
Com trilhas de todos os tamanhos e gostos, piscinas naturais entre enormes rochas sobre o mar, passeios de escuna, possui completa infra-estrutura de lazer e turismo. A costa é bastante recortada, recebendo ondulações de leste, sul e sudeste de até 4m de altura quando o mar está ressacado, sendo um grande atrativo para os surfistas e palco de eventos internacionais.
A história do Brasil registra a importância de seu porto por onde saía o café vindo do Vale do Paraíba e entrava a moda européia, tecidos do oriente e negros que vinham da África para serem vendidos como escravos. FONTE ECO VIAGEM
CARAGUATATUBA
Caraguatatuba é mais conhecida como Caraguá, considerada a capital do litoral norte de São Paulo, devido sua localização geográfica e o seu comércio diversificado.
Conhecida pelos índios tupis como "a enseada dos altos e baixos". A cidade, em sua formação geográfica, apresenta uma enseada com muitos recifes e pequenas ondulações de areia. Dessas formações rochosas nasceu a pedra do Jacaré, na Prainha, e ainda a pedra do Sapo. A beleza de Caraguatatuba é ainda maior pela passagem do rio das Pedras, com suas várias quedas d"água.
A cidade vive principalmente do turismo nos feriados prolongados e temporada de férias, onde recebe milhares de turistas. A cidade possui infra - estrutura com bons hotéis, pousadas e restaurantes, vida noturna agitada com danceterias e bares com música ao vivo, além de suas 18 praias, Mata Atlântica preservada e diversas opções de passeios. ECO VIAGEM
APARECIDA
Um dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo, Aparecida se orgulha de abrigar o maior santuário do mundo dedicado à Nossa Senhora. O movimento intenso não se restringe ao feriado de 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, quando mais de 200 mil romeiros visitam a cidade para ver a imagem da santa, encontrada por pescadores em 1717. Os hotéis da região ficam lotados também nos finais de semana comuns.
Cartão-postal é a Basílica Nova, em forma de cruz e capacidade para 45 mil pessoas
O cartão-postal é a Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, inaugurado em 1955 e visitada pelo papa Bento 16 em 2007. Construída em forma de cruz, toda em tijolo à vista, tem capacidade para 45 mil pessoas e é visível da via Dutra, estrada que liga São Paulo ao Rio.
Além da imagem de Nossa Senhora, o espaço abriga ainda um museu sacro, um mirante a Sala das Promessas. Já a Basílica Velha, erguida em 1888, tem estilo barroco. Uma passarela de quase 400 metros liga os dois templos e descortina vista panorâmica da cidade e do santuário novo.
Em 2003, a região inaugurou o Caminho da Fé, uma peregrinação de 525 quilômetros entre Cravinhos e Aparecida, passando por cidades entre Minas Gerais e São Paulo. Ao se inscreverem no projeto, os fiéis têm acesso a uma lista de pousadas associadas, um mapa detalhado e uma credencial que é carimbada em cada parada oficial.