PERNAMBUCO - RECIFE, PORTO DE GALINHAS E OLINDA

  
 
RECIFE
 
Historiadores contam que seu nome surgiu em conseqüência dos corais naturais chamados arrecifes – presentes em boa parte do litoral. Estando a cerca de três metros abaixo do nível do mar, e entrecortada por pontes e rios, a capital do Estado de Pernambuco é também conhecida como a Veneza brasileira.
Portão de entrada brasileiro, o Recife é centro cultural, de lazer e serviços do Nordeste, além de principal pólo teatral, gastronômico e médico da Região. Plural em atrativos, o Recife é único.
Basta conferir: o contraste harmonioso entre antigos monumentos e modernas construções, cenários de rios e muitas pontes, a praia de Boa Viagem, urbanizada, irresistivelmente bela e convidativa aos banhos em piscinas naturais à beira-mar, as expressões artísticas e populares, a hospitalidade do seu povo.
O Recife dispõe de uma eficiente infra-estrutura receptiva com hotéis e restaurantes, centro de animação noturna, agências de viagens, aeroportos internacionais, porto, terminal rodoviário integrado, shopping centers e uma série de outros equipamentos e serviços para melhor atendimento ao visitante. Também na divisa com Recife e Olinda, está localizado o Centro de Convenções de Pernambuco, um dos maiores e um dos mais bem estruturados do País.
Para terem inesquecíveis momentos de lazer, reforçar a bagagem cultural, passear relaxar junto à natureza, comer bem, realizar bons negócios, fazer amigos sempre o Recife sempre o Recife - Capital de Pernambuco - e do seu coração.
Recife faz parte da Rota Náutica da Coroa do Avião e Rota da Hitória e do Mar em conjunto com outras cidades de Pernambuco




Fotos: feriasbrasil.com.br

PORTO DE GALINHAS
















OLINDA
 
Um mito popular diz que o nome Olinda teria origem numa suposta exclamação do donatário Duarte Coelho – "Oh linda situação para se construir uma vila!".
Dona do maior carnaval do mundo, as ladeiras de Olinda enchem-se de fantasias e cores durante os quatro dias de folia. A brincadeira é acompanhar as troças carnavalescas, clubes de frevo, maracatus, afoxés, bonecos gigantes e qualquer outro batuque que por ali passar. O que vale é participar da festa.
Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade e berço da cultura brasileira, Olinda é pura beleza e arte nas ruas de seu sítio histórico, inspiração para vários artistas plásticos que escolheram a cidade para montarem ateliês, galerias e museus. Foi a primeira capital de Pernambuco e deve ser também um dos primeiros lugares a serem visitados quando se chega ao Estado.
Enfeitada por igrejas, seminários e casarios, a cidade atrai visitantes de todas as partes do mundo. Quem chega a Olinda logo se encanta.
Os guias mirins são ótimas companhias para conhecer Olinda. Explicam de forma rimada e muito engraçada toda a história da cidade. Com eles, poderá se conhecer os Mercados da Ribeira, do Varadouro, o Mirante do Alto da Sé, o Seminário, o Museu de Arte Sacra, entre outras construções que levam o visitante ao passado.
O circuito das igrejas também merece um destaque especial. Existem inúmeras delas, dedicadas aos mais diferentes santos, além dos nichos espalhados pela cidade, que contam a trajetória de Jesus até o calvário.
A cidade oferece ainda ao visitante uma rede de bons restaurantes, bares e hotéis e já começa a se firmar, inclusive, como novo pólo gastronômico da Região Metropolitana do Recife, atraindo tanto turistas quanto moradores das cidades circunvizinhas.
Um casario antigo, igrejas e conventos pioneiros no Brasil, belíssimos mirantes. Assim é Olinda, primeira capital de Pernambuco e berço da cultura brasileira, consagrada pela UNESCO "Cidade Patrimônio Mundial".
Olinda faz parte da Rota Náutica da Coroa do Avião e Rota da História e do Mar em conjunto com outras cidades de Pernambuco