RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO, BUZIOS, ANGRA DOS REIS, CABO FRIO, NOVA FRIBURGO, PARATY, PETROPOLIS

 
 
RIO DE JANEIRO
 
Por suas inúmeras facetas, o Rio de Janeiro é o foco da indústria turística na América Latina. Além da incomparável beleza natural, sua história e a alegria contagiante de seus habitantes contribuíram para criar uma imagem muito especial que atinge seu ponto mais alto quando se festeja o réveillon e o carnaval.
O turista que procura um lugar que também ofereça a infraestrutura sofisticada de uma cidade moderna encontrará tudo que deseja no Rio de Janeiro. O fato de que a cidade está situada entre uma floresta tropical e as praias, faz com que uma variedade única de produtos possa ser oferecida em um mesmo destino turístico.
O Rio é uma cidade de contrastes: a arquitetura colonial lembra o passado enquanto que os vistosos edifícios modernos dão uma visão do futuro. Dois marcos, verdadeiros cartões postais, são conhecidos no mundo inteiro: o Pão de Açúcar e a estátua do Cristo Redentor.
Como destino turístico, o Rio não depende das estações, uma vez que o clima é temperado o ano todo e suas atrações podem ser apreciadas praticamente em qualquer época do ano.
Os visitantes logo descobrem um fato conhecido dos habitantes da cidade e do qual eles se orgulham: algo está sempre acontecendo no Rio - exposições, shows de dança e música, eventos esportivos. A RIOTUR, que está inteiramente à sua disposição com todas as informações necessárias, convida você a conhecer esta cidade sedutora e cosmopolita   FONTE ECO VIAGEM
 
 


 


 
 





 
 






ANGRA DOS REIS
 
Angra dos Reis continua encantando inúmeros visitantes com suas 365 ilhas e duas mil praias repletas de belezas naturais, lendas e badalações. Para conhecer bem este pedaço da Costa Verde Fluminense, só mesmo com um passeio de barco, em que se pode observar desde o mar de águas cristalinas, até as mansões erguidas nas ilhas particulares pelos ricos e famosos.
Dentre todas as suas ilhas, a notável Ilha Grande se sobressai. Considerada um paraíso dos aventureiros com suas muitas trilhas, cachoeiras e praias desertas, a Ilha teve importante papel no cenário histórico-cultural do Brasil, por abrigar durante quase 60 anos um presídio.
No passado, Angra dos Reis foi um dos portos mais importantes do litoral fluminense. Ali aportaram navios carregados de materiais vindos do outro lado do mundo e também de escravos para suprir a mão de obra nas lavouras cafeeiras de São Paulo e Rio de Janeiro.Hoje, além de ser um ponto de referência do turismo brasileiro, Angra é palco de discussões políticas e ecológicas, pois ali estão construídas as únicas usinas nucleares brasileiras, Angra I e Angra II.   FONTE ECO VIAGEM




 
 
 
 

CABO FRIO
 
A principal praia de Cabo Frio também é conhecida como praia da Barra e tem 7,5 km de extensão. A praia é um dos cartões-postais da cidade e point de jovens e turistas. Em seu extremo esquerdo fica o Forte São Mateus, construção do século XVII. Uma praça de alimentação oferece grande variedade de petiscos. De mar aberto, a praia foi considerada por velejadores internacionais como a maior raia do mundo para a prática do esporte.
Entre as inúmeras ilhas de Cabo Frio, destacam-se a Ilha dos Anjos, onde se pesca o melhor camarão da região; a Ilha dos Pargos, rica em anchovas; Ilha Dois Irmãos, Ilhas dos Papagaios, Ilha do Japonês, famosa por proporcionar trilhas para caminhadas, e Ilha Comprida, apropriada para a prática do mergulho e pesca submarina. Durante a noite, em geral nos meses de verão, é comum a prática de arrasto de camarão sob a luz de lanternas.  FONTE ECO VIAGEM
 
 
 



 




 
 
 

 


 


 
 

 




NOVA FRIBURGO
 
A colônia de Nova Friburgo foi criada por decreto real no dia 16 de maio de 1818, quando D. João VI contratou a vinda de 400 famílias suíças para instalar-se nesta área, que na época era conhecida como Fazenda do Morro Queimado. Em 1824, foi acrescido à Vila de Nova Friburgo um contingente alemão. A partir dessa data, a região passou a receber imigrantes italianos, libaneses espanhóis e japoneses, entre outros, e acolheu a todos com o mesmo carinho com que até hoje trata seus visitantes. Essa colonização se reflete na arquitetura, gastronomia e hospitalidade do povo.
· Natureza pura: Nova Friburgo está localizada em uma das maiores reservas da fauna e da flora do planeta. É ideal para respirar o ar puro da montanha, tomar banho de cachoeira, pescar trutas, observar a cidade do alto das montanhas.
· História e cultura: Museus, centro de documentação, feiras de artesanato, festivais de poesia e das culturas colonizadoras, parques e atrações que não existem em outros lugares do Estado.
· Comércio líder: É hoje um destaque nacional no pólo de moda íntima, com centenas de lojas de lingerie, oferecendo qualidade e preços irresistíveis.
· Aventura e lazer: Nossas montanhas, bosques e circuito rurais são perfeitos para caminhadas, prática de esportes radicais, trilhas, trekking, rapel, mountain bike, cavalgadas, enduros, passeios de jeep, escaladas e canoagem, rafting e bóia cross.
· Circuitos turísticos: Roteiros diversificados são encontrados no Ponte Branca, Tere-Fri, Lumiar e São Pedro da Serra, Sabor Mury, Cão Sentado, Caledônia, Moda Íntima de Olaria e Caminhadas do Centro.
· Hospedagem e gastronomia: Infra-estrutura superior a 4 mil leitos e mais de 100 restaurantes de culinária diversificada, aliada ao frio da serra, tornam-se ingredientes perfeitos para degustar fondues, vinhos, trutas e deliciosos chocolates artesanais, a beira da lareira.
· Alegria e diversão: Festa das Colônias, Friburgo Festival, Fevest, Fri-Flor, Fest-Truta, Jogos Florais, Encontro de Dança, Encontro Nacional de Motociclistas, Festival de Inverno - eventos comemorativos que fazem de Nova Friburgo um destino turístico especial. FONTE ECO VIAGEM
 


 
Fotos: feriasbrasil.com.br
 
PETRÓPOLIS
Céu azul e limpo, ar puro, clima agradável e o visual das montanhas criam um ambiente perfeito de tranqüilidade. Foi esse clima que trouxe para Petrópolis, cidade da Serra Fluminense diversos escritores e pintores. E muito antes deles, o imperador D. Pedro II, que mandou construir um palácio para o veraneio da família imperial. Bastou que ele viesse para que toda a corte fizesse o mesmo, enchendo a região de palacetes, ricos mobiliários e jardins projetados.
Hoje todas essas construções de época são um grande atrativo, pois além de sua beleza, contam um pouco de nossa história. O Museu Imperial, a Catedral São Pedro de Alcântara, a Casa de Santos Dumont, o Palácio Quitandinha, o Palácio Rio Negro, são alguns exemplos. Petrópolis pode ter perdido a importância política, mas continua tendo uma forte tradição traduzida no requinte dos restaurantes e pousadas.
Não só as marcas do Império encantam e chamam atenção por aqui. A natureza também deixou suas imponentes marcas. Na região localiza-se o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde está a impressionante formação rochosa chamada de "Dedo de Deus". Trilhas e passeios a cavalo nos levam a descobrir uma abundante vegetação, orquidários, cachoeiras, vales e montanhas que oferecem vistas deslumbrantes.
Texto: Portal EcoViagens
 
 




 



BÚZIOS
 
Até 1950, a península continua como pequena aldeia de pescadores. A partir da década de 60, depois das férias de Brigitte Bardot em praias buzianas,o local passou a ser divulgado e cobiçado na Europa e no mundo, desta vez como mercadoria turística de altíssimo valor, de acordo com o mais novo repertório das demandas modernas.
O nome Búzios deriva de um tipo de concha que era muito encontrado em grande quantidade nas suas praias.
Atualmente Búzios é um dos lugares mais charmosos do Brasil, com lojas sofisticadas, hotéis de alto padrão, praias belíssimas e algumas ainda desertas.
 
 
 

 

 




 

 
 
 
 
 

PARATI
 
Quase 100 anos de esquecimento e isolamento foram responsáveis pela conservação da beleza histórica de Parati. Casarões do período colonial dão charme às ruelas da cidade. Cercando essa bela arquitetura, há 300 praias da região, 65 ilhas e uma faixa de Mata Atlântica com cachoeiras e outras preciosidades. Nada mais justo do que esta pequena cidade do litoral fluminense ter sido declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Incrustada entre a Serra do Mar, com sua exuberante vegetação nativa, e uma baía de águas azuis, Parati, hoje, é internacionalmente conhecida pelas belezas naturais, pelo rico acervo histórico cultural e pela variedade de opções de passeios que oferece aos que a visitam. Desde os anos 70, com a abertura da Rio-Santos, a cidade foi escolhida por intelectuais e artistas em busca de sossego.
Do centro histórico, onde veículos motorizados não circulam, com suas construções seculares às trilhas que cortam os parques e ilhas que pertencem ao município, é possível encontrar os mais belos e interessantes roteiros. Principalmente para quem quer mergulhar nas águas claras e cheias de histórias da época em que piratas circulavam por aqui em busca de ouro.  FONTE ECO VIAGEM 
    





 Fotos: feriasbrasil.com.br
    

ARRAIAL DO CABO