CEARÁ - FORTALEZA, JERICOACOARA, CANOA QUEBRADA


FORTALEZA
  
A capital cearense, dona de uma história de quase 300 anos, tem tudo para receber o turista. Infra-estrutura completa, 3 mil horas de sol por ano e a brisa constante dão a exata dimensão deste paraíso. Para os que têm mais fôlego, a noite é repleta de atrações, com bares, restaurantes e casas de espetáculo. Nem mesmo a segunda-feira escapa. Fortaleza é conhecida por ter a "segunda mais agitada do mundo". A Praia de Iracema, um dos primeiros núcleos urbanos da cidade, abriga a maior parte dos bares e restaurantes. É lá também que está a Ponte dos Ingleses, o antigo atracadouro que hoje é usado para ver o pôr-do-sol e os golfinhos.
A orla da cidade é marcada por um mar de águas mornas e praias urbanizadas, que oferecem todo conforto ao turista. A paisagem é cortada pelas jangadas, pequenas e rústicas embarcações usadas pelos pescadores cearenses. Das jangadas vêm os frutos do mar, responsáveis pelo melhor da culinária cearense. A poucos quilômetros da cidade ficam praias conhecidas como Prainha, Iguape e Porto das Dunas. Nesta última estão instalados dois grandes parques aquáticos. Das praias urbanas de Fortaleza, a do Futuro é uma das mais freqüentadas com a peculiaridade de oferecer serviços nas barracas ao longo da orla, cada uma com seu estilo musical e decoração própria.
Para quem quer comprar, Fortaleza também é um paraíso. O artesanato pode ser encontrado nos mercados locais. Roupas, sapatos, bolsas e biquínis, feitos pelas hábeis mãos do cearense, são vendidos na Rua Monsenhor Tabosa, um imenso shopping a céu aberto. No centro da cidade, o turista encontra museus e praças históricas.
O Centro de Turismo do Ceará possui 104 lojas que garantem a oferta de peças de artesanato, opção também oferecida pelo Mercado Central, no coração da cidade, com cerca de 300 lojas. Estacionamento e lanchonetes estão disponíveis nesses locais, que funciona todos os dias. Outra boa dica é uma visita ao Centro de Artesanato do Ceará (CEART), onde são encontrados artesãos de todo o Estado trabalhando, ao vivo, na produção do legítimo artesanato cearense.
O pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, na Praia de Iracema, é um programa obrigatório para quem visita a cidade. A nova estátua de Iracema faz alusão à lenda da índia de mesmo nome, retratada no romance do escritor José de Alencar. A praia de Mucuripe abriga o Museu do Farol. Inaugurado em 1846, o farol funcionou por 111 anos, até ser desativado em 1957.
Fortaleza sedia um dos carnavais fora de época mais famosos do país, o Fortal, que acontece no mês de julho. E também sedia um dos mais importantes festivais de música do Brasil, o Ceará Music.       Fonte: Eco Viagem 

















JERICOACOARA
 
Justamente por ter um acesso complicado, tendo que enfrentar balsa e travessia de dunas, Jericoacoara é considerada um lugar limpo e tranqüilo, onde sua beleza está no conjunto das pequenas coisas, as quais a torna um lugar misterioso e cheio de encantos.
A área possui duas lagoas, a Azul e a do Paraíso, com águas calmas, cristalinas, esverdeadas e ótimas para banho.
O parque possui vilas com ruelas de areia e sem iluminação pública, dando característica de rusticidade e simplicidade, além da enorme duna do pôr-do-sol, que em julho e uma parte do mês de agosto, permite a visualização do sol descendo pelo centro da Pedra Furada, que é considerada o cartão postal do local.
Aspectos culturais e históricos
Em 1985 Jericoacoara era uma vila de pescadores. Hoje conta com uma população de pouco mais de 2 mil habitantes. Em 1984 foi elevada à categoria APA (Área de Proteção Ambiental). Hoje, a principal atividade econômica é o turismo, mas sempre realizado de maneira a preservar a região.
Uma curiosidade histórica é a que conta que o navegador Vicente Pizon, capitão de umas das naus de Cristóvão Colombo, aportou nas águas de Jericoacoara em 1499. Este registro não foi oficializado em virtude do Tratado de Tordesilhas que entrou em vigor naquele mesmo ano.
Aspectos naturais
O ambiente costeiro apresenta-se extremamente vulnerável e composto por paisagens distintas: Serrote, Restinga, Dunas, Lagoas, Tabuleiro, Manguezal, Gramados Halofíticos e praias.
Possui bioma costeiro. A vegetação é caracterizada por diversas fitofisionomias, como cerrado, caatinga. Vegetação de porte herbáceo e gramíneas.
A fauna desta região é representada principalmente pela avifauna, ictiofauna e cetáceos, porém há relatos e evidências de mamíferos de pequeno e médio porte. Há 38 famílias de aves no local, sendo que várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.
Clima
O clima da região é caracterizado como quente e úmido, com chuvas do verão ao outono, com temperaturas médias oscilando entre 35°C e 22°C e com o período de seca variando de 5 a 6 meses.
Atrações
Os maiores atrativos turísticos da região são os campos de dunas, praias e o singular afloramento rochoso do substrato cristalino denominado Serrote.
Infra-estrutura
Em Jericoacoara existe uma pequena Vila que oferece hospedagem e restaurantes, em ambientes aconchegantes.    Fonte: Eco Viagem







































CANOA QUEBRADA

Cidade mais importante do Ceará durante o período colonial brasileiro, Aracati tem um conjunto arquitetônico de meados do século XIX bem conservado, que inclui a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, o Museu Jaguaribano, sobrados e casas da antiga rua do Comércio (rua Grande). O litoral é um dos mais bonitos do Ceará, com falésias, areias coloridas e dunas.
Entre as praias mais conhecidas está Canoa Quebrada. Adotada por hippies de todo o mundo durante os anos 70, Canoa ainda guarda um forte misticismo. O símbolo da praia, uma lua circundada por uma estrela, é reconhecido mundialmente. A festa de reveillon atrai turistas de todo o mundo e só acaba quando o último folião cai no sono. Além de Canoa, Quixaba, Majorlândia e Retiro Grande são boas dicas para o turista. O Carnaval de Aracati é considerado um dos melhores do Estado, com direito a trios elétricos e muita alegria.       Fonte: Eco Viagem




Fotos: feriasbrasil.com.br