RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE, GRAMADO, CANELA E TORRES

 
PORTO ALEGRE
 
Porto Alegre tem o corpo de uma metrópole, o espírito cosmopolita e a alma de uma província. Quem nas ruas de Porto Alegre circula, espanta-se com a perenidade de sua vegetação, de seus morros e lago; deleita-se com a perdurância de seus prédios históricos - guardiões de memórias - e admira-se com a freqüência dos encontros nas calçadas. Agrega-se a esse cenário, onde o tempo parece ter parado, o vai-e-vem acelerado da cidade; a arquitetura ícone da modernidade e a heterogeneidade cultural - atributos da estética dos grandes centros urbanos.
Está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão de árvores, 409 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país. localiza-se no centro do Mercosul, posição privilegiada em relação a outras cidades brasileiras.
Possui afinidade cultural, comercial e idiomática com os países do Prata, fato relevante na integração do Estado ao Mercosul. Primeira cidade a implantar os Conselhos Tutelares e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Tem um trânsito modelo no país. É referência nacional na Coleta Seletiva de Lixo, com 100% de recolhimento. Possui o maior índice brasileiro de creches comunitárias. 1ª cidade da América Latina a possuir um Plano Diretor de Drenagem Urbana.
Escolhida pela ONU, junto com outras três da América Latina (Lima, Loja e San Salvador) para integrar experiência piloto sobre Cooperação Intermunicipal, dentro do Projeto Apoio de Voluntariado das Nações Unidas à Solidariedade Internacional Municipal.  FONTE ECO VIAGEM

 



 

 
 

 




GRAMADO E CANELA
 
Gramado começou a ser ocupada em 1875, com a vinda dos primeiros moradores, Tristão José de Oliveira e esposa. Até 1904 fazia parte de Taquara do Novo Mundo. Em janeiro de 1913 a Sede Distrital foi transferida para onde hoje está, devido à proximidade com a futura ferrovia que na época ligava Taquara a Sandor.
Conhecida nacionalmente como a "Capital do Cinema", uma consagração trazida pelo seu Festival de Cinema, mostra que hoje reúne cineastas de vários países. Além disso, o tradicional chocolate, as baixas temperaturas, a paisagem natural rodeada de pinheiros e lagos lembrando pequenas comunidades suíças fazem dela uma cidade única em todo o Brasil. Tem fama ainda por ser preferida pelos enamorados de várias regiões que buscam as suas paisagens, perfeitas para clima de lua-de-mel.
Dotada de excelente infra-estrutura hoteleira, pousadas e restaurantes, ela oferece diversão e lazer para todas as idades. As empresas também encontram o cenário perfeito para encontros empresariais e profissionais. O ano encerra com outra tradicional festividade, o Natal-Luz, uma festa de luzes, sons e cores, que encanta a todos.
Localizada a apenas 8km de Gramado, Canela não deixa nada a desejar para a mais badalada cidade da Serra Gaúcha. Além de uma excelente infra-estrutura, suas belezas e atrações encantam da mesma forma que Gramado, com menos pessoas nas altas temporadas disputando vagas e preços nas acomodações.
A acolhedora cidade é reflexo do educado tratamento dispensado por seu povo. Além das delícias gastronômicas que oferece, como rodízios de founde, chocolates e cafés coloniais, há ainda a boa lã, artesanato e artigos em couro, que preenchem o gostoso e tradicional “friozinho” da Serra Gaúcha.
Há ainda outras atividades ligadas à natureza que acabam surpreendendo os visitantes, como passeios em parques, fazendas e a prática de alguns esportes de aventura. Uma das atrações mais famosas é a Cascata do Caracol, que foi considerada, segundo o Guia Quatro Rodas, a 5ª mais bela do Brasil e, o Parque Estadual do Caracol, o 2º ponto turístico mais visitado do Sul do País.
Conta-se que a origem do nome da cidade vem de uma árvore chamada caneleira, sob a qual os tropeiros descansavam e faziam suas pausas. Ela localizava-se, provavelmente, onde está atualmente a Praça João Corrêa.
Em outubro de 2001, foi lançado em Canela o projeto Tecnópole, que tem preocupação com sua natureza.
A diversidade de atrações da cidade tornaram-na uma ótima opção para o famoso roteiro das Serras Gaúchas, com a vantagem de ainda restar atrações para serem descobertas, e a curta distância que a separa da badalada Gramado, com seus festivais de inverno, e as agitadas noites de julho!   FONTE ECO VIAGEM













 
TORRES
 
O Município de Torres possui este nome devido à existência de três grandes rochedos que se estendem à beira Mar: Torre do Norte (Morro do Farol); Torre do Centro (Morro das Furnas) e Torre do Sul (onde está a Praia da Guarita).
Torres é um dos núcleos mais antigos do Estado. Era utilizado pelos índios carijós de Santa Catarina e Arachanes do Rio Grande do Sul, que em seu comércio de trocas usavam uma picada, costeando os banhados dos sopés internos das Torres, começando na Praia Grande e indo até a Itapeva.Viviam também da caça e da pesca e se dedicavam a uma agricultura rudimentar.
De passeios de barco, que visitam a Ilha dos Lobos e adentram o Rio Mampituba, até trilhas por entre as árvores, o turismo ecológico proporciona um agradável contato com as belezas da natureza de Torres.
Torres, pelas suas belezas naturais, seu clima delicioso, a vastidão de suas brancas praias, atrai milhares de pessoas de todas as partes do Brasil e também dos países vizinhos.
Texto: Secretaria de Turismo de Torres  FONTE ECO VIAGEM