FLORIANOPOLIS
Florianópolis é uma cidade excepcionalmente bela. Quem a visita, entrega-se a seus encantos e sempre volta. Florianópolis tem capacidade para realizar grandes eventos, como congressos, convenções, competições esportivas, shows e espetáculos. Há hotéis e pousadas de categorias variadas.
A infra-estrutura de serviços, entretenimento e lazer é completa, com grandes shoppings, danceterias, bares e centenas de restaurantes - a gastronomia local é baseada em frutos do mar, mas existem casas especializadas em todo o tipo de culinária.
Santo Amaro da Imperatriz é conhecida como o Verde Vale das Termas, é a primeira estância hidromineral do País. Rica em natureza, cenários e paisagens. Tem boa rede hoteleira, com hotéis de categoria superior, que oferecem águas termais ou opções de turismo rural.
Texto: Governo de Santa Catarina
CAMBORIÚ
Conhecida como Maravilha do Atlântico Sul, Balneário Camboriú tem a maior concentração urbana do litoral sul do Brasil no verão.
A cidade é conhecida internacionalmente por ser um dos principais pólos turísticos do Brasil, com atrações o ano inteiro. É considerada segundo o IBGE a cidade com melhor qualidade de vida no Estado de Santa Catarina. Uma grande atração é o Parque Unipraias, complexo de 87.000m2 em meio à Mata Atlântica, com 47 bondinhos e três estações, que oferecem uma vista deslumbrante das praias da região.
O charmoso Balneário Camboriú atrai mais de 1,5 milhão de turistas ao ano em busca de belas praias, esportes, aventura, prática do ecoturismo e muita diversão. Tanta variedade aliada à uma infra-estrutura desenvolvida e adequada proporcionam turismo de qualidade em todos os seus 50 km2 de extensão. Não é a toa que o slogan da cidade é: Fácil de se apaixonar – Impossível de esquecer.
A cidade tem completa infra-estrutura para o turismo e para o lazer. A rede hoteleira reúne 110 estabelecimentos com aproximadamente 20.000 leitos, além de grande número de casas de aluguel, pousadas e outras opções de hospedagem. A cidade é moderna, com largas avenidas que concentram intenso comércio, bares e restaurantes, especialmente na avenida Atlântica, um imenso e agitado calçadão à beira-mar. Muitos hotéis dispõem de infra-estrutura para congressos, seminários e convenções.
Texto: Governo do Estado de Santa Catarina
BOMBINHAS
Paraíso dos mergulhadores, sede da Reserva Marinha do Arvoredo, única reserva marinha do sul do País, Bombinhas é um patrimônio natural a ser preservado.
Além da beleza das 19 praias do município e da tranqüilidade do lugar, Bombinhas é conhecida pelos cursos de mergulho ecológico e pela Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Situada a 3km da praia, é o local preferido dos mergulhadores.
Para quem gosta do contato direto com a natureza, não faltam atrações em Bombinhas. A cidade situa-se nas encostas da Serra do Mar, numa área de muito verde e de Mata Atlântica preservada, com várias opções de lazer e esportes de natureza.
A cidade tem completa infra-estrutura turística, hoteleira e de lazer, com quase 5.000 leitos em hotéis, pousadas, hotéis-residências e campings. Há bons restaurantes, centros de compras e de serviços. Além disso, Bombinhas fica próxima de grandes centros urbanos, como Balneário Camboriú e Florianópolis.
BLUMENAL
Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. a cidade guarda fortes características européias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chope gelado e festas.
O que não falta em Blumenau são sotaques diferentes, influência das várias etnias que ajudam a tornar a cultura da cidade rica na diversidade. Os trajes típicos e danças ainda fazem parte das manifestações culturais nos clubes de Caça e Tiro e festas típicas.
A cidade oferece inúmeros atrativos. Entre os atrativos culturais, destacam-se o Museu de Arte de Blumenau – MAB, Salão Arte Elke Hering, Kunstgarten (Jardim das Artes), Fundação Cultural de Blumenau, Museu da Família Colonial, Cervejaria Biergarten, Museu da Cerveja, Museu da Água, Monumento aos Imigrantes, Museu do Cristal (Glass Park), Relógio das Flores, Marco Zero, entre outros. Já no quesito atrativos naturais, Blumenau oferece: Parque Horto Botânico Edith Gaertner, Recanto Silvestre, Círculo de Orquidófilos, Eco Museu Dr. Agobar Fagundes, entre outros.
Blumenau também oferece aos visitantes inúmeras festas e festivais regionais, como a famosa Oktoberfest, a Festitália, Stammtisch, e muitos outros.
Há também os roteiros turísticos. São os seguintes: Roteiro Turístico Centro Histórico - contempla a história e a cultura estampada em quarenta e um atrativos turísticos, Roteiro Turístico de Natureza Fritz Müller - um passeio encantador em seus parques ecológicos e trilhas, locais onde o famoso cientista e naturalista, amigo de Charles Darwin, viveu e estudou a fauna e flora do município, Roteiro Turismo Industrial - as empresas que fazem parte deste roteiro oferecem a oportunidade aos visitantes de conhecer o processo produtivo de cada artefato fabricado em Blumenau, Roteiro Cervejarias Artesanais - Blumenau foi colonizada por imigrantes alemães e manteve os traços e a cultura dos antepassados no trabalho, na vida social, na arquitetura, nas artes e gastronomia. Um dos costumes trazidos da Europa foi a fabricação de cerveja.
A cidade ainda oferece inúmeras opções de hospedagem, como hotéis de diversas categorias, apart hotéis, camping e outros. FONTE ECO VIAGEM
TREZE TILHAS
Treze Tílias é um pedacinho da Áustria em solo catarinense. Mais de 60% da população da cidade descendem dos imigrantes austríacos e o intercâmbio com a pátria-mãe é intenso. Muitos moradores de Treze Tílias viajam à Europa, beneficiados por bolsas de estudo ofertadas pelo Estado do Tirol. A cidade abriga o único consulado austríaco de Santa Catarina e o único do Brasil localizado numa cidade do interior. Há baixíssimos índices de mortalidade infantil, analfabetismo e desemprego e o padrão de vida é bastante superior à média nacional. Situada numa região de geografia acidentada, Treze Tílias é uma boa opção para os adeptos de ultra-leve, com direito a uma vista espetacular da cidade. Vale conhecer também as cascatas Rohrer e Frozza.
Cultura e Eventos - O Portal de entrada da cidade, em arquitetura austríaca, é famoso. A cidade de revela na curiosa arquitetura típica da Áustria e nos fascinantes trabalhos em madeira produzidos por seus artistas, um dom herdado dos primeiros imigrantes. As obras espalham-se nos umbrais de portas, nas varandas e nos detalhes de decoração das casas. Destaque para as esculturas sacras, de todas as formas e tamanhos, pródigas em criatividade e beleza, que são conhecidas no mundo todo. É comum encontrar ateliês onde se produzem esculturas em grande escala - o crucifixo da Catedral de Brasília, por exemplo, foi construído por Godofredo Thaler, neto do fundador da cidade. Quase todas as construções têm uma torre e um galo, símbolo da disposição do tirolês para o trabalho. A tradição artística está presente no dia-a-dia e nos principais eventos do município, em animadas festas populares e nos grupos folclóricos. Há vários grupos de dança folclórica tirolesa, com coreografias trazidas pelos imigrantes e mantidas através das gerações. Os grupos apresentam-se constantemente por todo o Brasil e também no Exterior, sempre com muito sucesso. As danças e os trajes revelam as tradições do Tirol e de outros Estados austríacos. Os italianos também contam com seu grupo folclórico. A Tirolerfest, Festa da Tradição Austríaca, inclui um desfile histórico, apresentações, noites culturais, romaria até a gruta de Nossa Senhora Aparecida e distribuição de chopp. Há também Festivais do Chopp, no centro da cidade e na comunidade de Babenberg, que são realizados em quase todos os meses do ano.
Patrimônio Histórico - Não deixe de visitar o Castelinho, construído em 1936 para ser o centro administrativo da colônia Dreizehnlinden, que mantém um museu com os pertences dos primeiros colonizadores e uma biblioteca com material referente ao Tirol, além de oferecer aulas de música e dança. Vá à Comunidade Babenberg, ponto inicial da colonização da cidade, e à Sociedade Cultural Artística Papuan - centro das atividades culturais e recreativas, onde fica a Biblioteca Municipal, o Museu da Imigração, a sala acústica para ensaios da banda “Os Tiroleses” e do Coral Misto, além de dependências para ensaio de grupos de danças folclóricas e de teatro. Conheça ainda a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, que fica em meio a um belíssimo bosque com lagos, e a Igreja Matriz, localizada no alto de uma colina, de onde se tem uma visão panorâmica de parte da cidade e que é um ponto de convergência religiosa da população. Outras opções: a Praça Ministro Andreas Thaler, o Monumento dos Imigrantes, as trilhas da Capela Maria Dreizehnlinden e o ateliê de escultores famosos, como Godofredo Thaler, Bernardo Moser e Suzy Thaler Perondi.
Infra-estrutura turística - Na cidade há uma boa estrutura hoteleira. São 400 leitos em seis hotéis, com farta comida típica. Não deixe de conhecer o Hotel Tirol, que tem decoração típica austríaca, com detalhes belíssimos em madeira. FONTE ECO VIAGEM
PENHA E BETO CARREIRO
A região de Penha foi colonizada a partir do século XVIII com a invasão pelos espanhóis da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis), por pescadores portugueses - na maioria açorianos - fugindo dos invasores e que procuravam novos locais para a caça e beneficiamento de baleias. A Armação do Itapocoroy tornou-se então sede, na época, de uma das maiores armações baleeiras do sul do Brasil.
Penha possui diversos atrativos turísticos e todos são merecedores de visita. então aqui destacamos alguns deles: Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha - O local antes abrigava uma pequena Igreja que deu origem ao povoado. Esta Igrejinha foi demolida em 1971 e deu lugar à atual; Beto Carrero World - Parque temático localizado na Praia da Armação e considerado o maior da América Latina. Ele atrai turistas de vários lugares com as facilidades dos pacotes turísticos. Possui atrações para todos os gostos, como zoológicos, parques de diversão, praça de alimentação, teleférico, circo, teatro e muito mais. Tudo isso, em uma área de 1,4 mil hectares; Farol de Itapocoroi; Ponta da Cruz - Separando as Praias de Armação e Paciência, a Ponta da Cruz foi um cemitério de escravos de baleeiros. Seu nome simboliza as cruzes que encontram-se fincadas nas encostas; Praia da Armação - Com águas calmas e protegida por uma baía, a praia é propícia ao banho e esportes náuticos e é considerada o marco da colonização da região. Ela abriga várias embarcações e também, um Campus da Universidade do Vale do Itajaí, do curso de Oceanografia; Festa do Divino - Realizada há quase dois séculos, conta com uma procissão em direção da Igreja Matriz. Lá, o Imperador será coroado e refeições serão distribuídas. Ocorre no mês de maio, junto com Pentecostes; Praia Vermelha - Com mar aberto e rochas, possui ondas muito fortes. Praia propícia à prática da pesca; Praia Grande - Localizada entre a Ponta do Cantagalo e a Ponta do Vigia, é uma praia de mar aberto, com rochedos ao norte e fortes ondas, sendo ideal para a prática de surf; Ilha Feia - Contrariando o seu nome, é uma bela ilha que pode ser visitada através de barcos que fazem o trajeto em 20 minutos. Fica da divisa do município de Piçarras e Penha e abriga a Gruta do Diabo; dentre outros inúmeros atrativos. FONTE ECO VIAGEM